20 Claras de ovos por dia

20 claras de ovo por dia, parece um exagero não é? Mas é um hábito alimentar muito comum, principalmente entre praticantes de atividade física. Muitas vezes, esse hábito se inicia por indicação de sites e blogs de pessoas leigas ou até por indicação de um amigo, o que pode ser bastante perigoso.

Nosso metabolismo funciona de forma integrada e é dependente de vários cofatores e nutrientes que são adquiridos na nossa alimentação diariamente. Quando optamos por restringir nosso padrão alimentar à uma variedade pequena de alimentos, estamos correndo o risco de gerarmos excessos e/ou deficiências.

Comer 20 claras por dia é um excesso completamente desnecessário, pois na nossa alimentação existem várias fontes de proteínas de excelente valor biológico, que não só claras de ovos. Ingerir um número elevado de claras todos os dias, pode estar estimulando alterações orgânicas como aumento da flatulência, pelo perfil de aminoácido presente neste alimento e até aumento do risco para uma sensibilização alérgica em alguns indivíduos. Sem falar do desperdício absurdo! Pois o que se faz com as 20 gemas desses ovos? Alguns consomem apenas uma e outros descartam as 20! E onde fica nosso consumo consciente? Mesmo aqueles Indivíduos que possuem restrições ou necessidades específicas devem ter acompanhamento nutricional para que sua dieta seja balanceada de acordo com suas limitações.

Gosto muito de uma palavra tanto para a vida, como para a Nutrição, que se chama EQUILÍBRIO. Equilibrar uma refeição, um cardápio e uma dieta é fundamental para gerar um equilíbrio metabólico e orgânicos nos indivíduos, promovendo saúde. Atentar para as necessidades de cada pessoa, particularidades genéticas, bioquímica e objetivos é essencial, e o único profissional capaz de avaliar e prescrever um plano alimentar com base em tudo isso, é o Nutricionista. Procure o seu e veja o que é mais indicado, de fato, para você!

Área de Conhecimento

Novidades em primeira mão

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias!